ADEUS PARA OS DENTES DE LEITE
Quando somos crianças vivemos em um mundo de novidades e descobertas. De repente a boca banguela está cheia de dentinhos e quando menos esperamos vem uma nova fase. A hora de dar adeus para os dentes de leite.
Sabemos que a primeira dentição infantil é provisória e já começamos a nos despedir dela quando completamos 5 anos de idade. A queda dos primeiros dentes de leite pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. E esse processo é bem normal, pois para nascer a dentição permanente é necessário que isto ocorra.
A informação mais importante neste processo se dá pela não necessidade da extração destes dentes. O dente de leite amolece e cai naturalmente, pois, a reserva de cálcio existente é direcionada ao nascimento do dente permanente, isto acaba enfraquecendo sua raiz, levando a sua queda.
Depois que o dente amolece dura poucos dias para que a extração desse dente seja natural e indolor. Contudo, se houver demora ou dor, os pais ou responsáveis devem levar a criança no dentista para que seja feita a extração por um profissional, evitando que o dente mole atrapalhe a erupção do dente permanente e cause futuros problemas ortodônticos.
O processo costuma ser indolor e muito rápido, pode sair sangue durante a extração, se houver necessidade, utilize uma gaze ou algodão umedecido de água fria para estancar o fluxo sanguíneo evitando possíveis hemorragias. Os pais devem acompanhar as crianças no processo de extração para que não ocorram lesões ou traumas no processo.
O ideal é que os pais levem seus filhos regularmente ao dentista para que recebam auxílio e orientação profissional, evitando quaisquer desgastes e problemas. A queda dos dentes de leite não é nenhum bicho de sete cabeças, contudo, devemos estar preparados para dar o suporte necessário para os pequenos.
Então vamos recapitular: